Empresas de distribuição e atacado vêm passando por grandes mudanças no dia a dia, e uma tendência que vem crescendo cada vez mais é a de entregas rápidas e eficientes.
Com a necessidade de cortar custos, muitas empresas vêm optando pela diminuição de estoques, solicitando um volume maior de entregas. Pensando nisso ter uma roteirização de entrega eficiente e conhecer o seu cliente se tornou cada vez mais fundamental.
Uma boa roteirização de entrega proporcionar um corte de gastos para empresa, pois através dela a entrega pode ser prevista de forma mais eficiente e rápida, evitando rotas desnecessárias.
Mas porque planejar rotas?
Diferenciais faz empresas se destacarem no mercado, e ter uma entrega mais eficaz e segura é um ponto extremamente visado hoje em dia, por isso roteirizar suas entregas é tão importante.
Determinar a rota conforme as necessidades da demanda e seguir uma lógica de prioridade proporciona uma entrega mais rápida, eficiente e com menos custos, porque quando se cria uma roteirização da frota os gastos com combustível e itinerários diminui.
4 dicas para organizar de forma mais simples suas entregas!
1- Tenha um calendário de entregas
Mantenha um calendário levando em consideração as cidades e regiões onde será feita cada entrega, a fim de evitar multas ou penalidades por conta de datas específicas ou restrições de horários específicos para circulação de caminhões.
As regras e feriados de cada cidade/região podem interferir nas entregas e nos custos e isso deve já deve ser pré-determinado.
2- Estruture o volume da carga
Com a ajuda de sistemas de automação como o Fornecedor 360º e o OS Anbetec é possível ter um histórico de compra de cada comprador, conseguindo prever o volume de futuras cargas. Informações como essa são importantes para poder calcular a quantidade de caminhões necessários para cada rota.
3- Conheça os trajetos
Saber a rota que será feita é essencial para evitar imprevistos e garantir a segurança do motorista e da carga. Use aplicativos como o google maps para encontrar as melhores ruas, evitando regiões perigosas, trânsito e acidentes.
4- Use rotas fixas
Para clientes que têm uma demanda constante opte por rotas já usadas. Rotas já conhecidas garantem mais segurança e facilidade na organização das entregas.
Tendo já as rotas fixas de clientes regulares procure associar as datas de entrega de outros clientes. Sempre que for necessário realizar a entrega de itens a esses clientes, você poderá tornar a entrega mais ágil tendo essas informações em mãos.