O que é EDI e como ele pode salvar seu financeiro!

O que é EDI e como ele pode salvar seu financeiro!

EDI é uma sigla inglesa (Eletronic Data Interchange) que em tradução literal significa Troca Eletrônica de Dados (TED). Isso quer dizer que um sistema transmite dados para outro de forma online. Serviços EDI pode facilitar e muito na comunicação das empresas de forma interna ou externa, podendo ser usado em diferentes processos como no setor de transporte na troca de dados entre embarcadores e transportadoras.

Que tipos de arquivos um EDI Financeiro pode transmitir?

Compartilhamento de arquivos entre sistemas proporciona uma grande redução de tempo gasto em processos corriqueiros além de deixar as chances para erros em quase zero.

Entre as informações e documentos compartilhados pelo EDI pode ser encontrado:
✅ Notas fiscais;
✅ Comprovantes de Entrega;
✅ Dados de fatura;
✅ Registro e baixa de cobrança e pagamento;
✅ Gestão de boletos DDA para o ERP;
✅ Conciliação do extrato bancário.

Este são apenas alguns dos dados que podem ser compartilhadas através de layouts, de forma muito mais rápida e eficiente do que manualmente.

O que são os layouts bancários?

É normal trabalhar com mais de um banco e cada um deles utilizarem um layout bancários diferentes, com dados e informações diferentes tanto no recebido quanto no enviado.

Os arquivos CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) são os modelos padrões utilizados e o financeiro deve enviar os arquivos conforme o layout de cada banco.

Enviar ou receber arquivos sem que os campos estejam preenchidos de acordo com o layout pode acarretar atrasos de processos e até a chegada em destinatários incorretos.

Porque investir em EDI Financeiro?

Como já dito, cada banco trabalha com um layout diferente e isso pode acarretar não apenas em perda de tempo, mas também em falta de informações e atraso na entrega.

Com um sistema EDI todos os seus layouts são transferidos automaticamente de a cordo com o modelo de cada banco, evitando falhas, erros e prejuízos além de evitar possíveis fraudes.

Para ajudar ainda mais, os sistemas EDI podem vincular diretamente com seu ERP (sistema de gestão integrado), traduzindo cada arquivo recebido diretamente para ele, facilitando e muito nas tomadas de decisões, reduzindo custos e tempo do contas a pagar e contas a receber.

Edi Financeiro

Tenho meu próprio EDI focado no financeiro e com ele você tem inúmeras facilidades o vinculando ao Winthor, além de tudo podendo vincular outras ferramentas como o Cobre Mais para aumentar a produtividade ainda mais.